Galeria de Fotos
1° Reunião Setorial sobre a Revisão da Legislação Urbanística de Palmas/TO
31 de outubro de 2023 |
Na quinta-feira, 26 à tarde, ocorreu no auditório do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), a 1° Reunião Setorial sobre a Revisão da Legislação Urbanística de Palmas/TO com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) representado pelo seu presidente Silenio Martins Camargo, conselheiros federais, estaduais e arquitetos e urbanistas atuantes em Palmas/TO.
Na oportunidade foi apresentado aos presentes a proposta de revisão da legislação urbanística de Palmas/TO. Foi um espaço importante para explanação por parte dos técnicos do Impup de conceitos sobre parcelamento do solo, uso de parâmetros urbanísticos, qualificação urbana e instrumentos urbanísticos.
Envie sua contribuição
O presidente do Impup, arquiteto e urbanista Lúcio Milhomem, frisou que a revisão da legislação urbanística está aberta a contribuições de todos os setores. As sugestões para a minuta podem ser enviadas através de formulário eletrônico disponível acessando o link https://bit.ly/sugestoeslpu .
Ao longo da reunião setorial foi aberto espaço de discussão para que os presentes pudessem falar sobre suas observações e propor sugestões de melhoria para a proposta, cuja consulta pode ser feita pelo endereço eletrônico https://bit.ly/minutalpu. As sugestões coletadas durante a reunião ou enviadas por formulário eletrônico serão analisadas e poderão compor a versão final da minuta.
Nova votação das Eleições CAU 2023 acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro.
13 de outubro de 2023 |
Nova votação das Eleições CAU 2023 acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro.
O sistema de votação estará disponível a partir de 0h do dia 16 até 23h59min do dia 17.
Não perca!
Votação será feita em dois dias para evitar congestionamentos no sistema.
Processo seguirá as mesmas regras, porém com um novo site e uma opção de emergência para acesso ao ambiente de votação.
ANOTE: o novo site para votação online é
https://votaonline.tre-to.jus.br
A home do site indicará duas alternativas para autenticação do acesso ao ambiente de votação:
1. PREFERENCIALMENTE pela sua conta gov.br, utilizando o número do CPF e sua senha. Você precisa estar cadastrado(a) na plataforma gov.br do Governo Federal.
2. Opção emergencial: “Autenticar TRE-TO”. Login com seu CPF e código de acesso (senha) pessoal a ser enviado previamente por e-mail pelo TRE/TO para todos os eleitores. O código será criado automaticamente para garantir a segurança da sua conta e, por esse motivo, não deve ser compartilhado com ninguém.
Todos (as) arquitetos(as) e urbanistas aptos(as) a votar ficam convocados(as) para as novas datas do pleito, inclusive aqueles(as) que eventualmente tenham conseguido votar no dia 10 de outubro de 2023.
Os votos já registrados na terça-feira serão cancelados, infelizmente. Trata-se de uma questão técnica. A Auditoria Externa contratada pelo CAU Brasil afirma que não seria seguro nem confiável aproveitar esses votos.
A votação é obrigatória para quem tem menos de 70 anos de idade.
Quem não conseguir votar nos dias 16 e 17 de outubro poderá justificar sua ausência por meio do SICCAU, até 31 de dezembro de 2023. Não serão exigidos atestados, declarações ou qualquer documento para efetuar a justificativa.
ATENÇAO!
A campanha eleitoral será permitida até 17 de outubro de 2023, que será também a data limite para apresentação de Denúncia.
As Eleições do CAU são a sua chance de participar ativamente dos rumos da nossa profissão. Participe!
As Eleições do CAU são a sua chance de participar ativamente dos rumos da nossa profissão. Participe!
Eleições do CAU: Nova votação acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro. Não perca!
13 de outubro de 2023 |
Eleições do CAU: Nova votação acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro. Não perca!
Votação será feita em dois dias para evitar congestionamentos no sistema, conforme decisão tomada pelos conselheiros do CAU Brasil em Reunião Plenária Extraordinária realizada nesta quarta-feira.
Processo de votação seguirá as mesmas regras, porém com novo site e um plano de emergência.
ATENÇÃO: o novo site para votação online é
https://votaonline.tre-to.jus.br
A home do site indicará duas alternativas para autenticação do acesso ao ambiente de votação:
1. PREFERENCIALMENTE pela sua conta gov.br, utilizando o número do CPF e sua senha. Você precisa estar cadastrado(a) na plataforma gov.br do Governo Federal.
2. Opção “Autenticar TRE-TO”: Login com seu CPF e senha exclusiva de acesso a ser enviada previamente por e-mail pelo TRE/TO para todos os eleitores
⚠️ Os votos já registrados na terça-feira serão cancelados, infelizmente. Ou seja, quem conseguiu votar no dia 10 de outubro terá que votar novamente. Trata-se de uma questão técnica. A Auditoria do TRE-TO disse que não seria seguro nem confiável aproveitar esses votos.
Quem não conseguir votar nos dias 16 e 17 de outubro poderá justificar sua ausência por meio do SICCAU, até 31 de dezembro de 2023. Não serão exigidos atestados, declarações ou qualquer documento para efetuar a justificativa.
Para acessar a área de votação, clique no link da bio 🔗
As Eleições do CAU são a sua chance de participar ativamente dos rumos da nossa profissão. Participe! 😍🚀
CAU/TO divulga Resultado do Concurso Público Edital nº 01 de 06 de março de 2023.
18 de agosto de 2023 |
Resultado do Concurso Público Edital nº 01 de 06 de março de 2023.
Veja:
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Tocantins – CAU/TO torna público os resultados obtidos pela fiscalização no ano de 2021
22 de fevereiro de 2022 |
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Tocantins – CAU/TO publica os resultados obtidos pela fiscalização no ano de 2021 que teve um aumento significativo na emissão de relatórios de fiscalização, 315,8% a mais, comparados ao ano de 2020.
Em 2021 foram emitidos um total de 919 relatórios de fiscalização nas cidades de: Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Almas, Taipas do Tocantins, Augustinópolis, Praia Norte, Guaraí, Colinas, Sampaio, Araguacema, Lagoa da Confusão e São Sebastião do Tocantins, dos quais 85,2% dos relatórios de fiscalização foram arquivados, por não haver fato gerador, 10,99% geraram notificação e somente 3,81% chegaram a auto de infração.
No primeiro semestre de 2021, devido ao trabalho em home office, a fiscalização se deu em sua maior parte de forma online, em mídias sociais, auditoria de alvarás de construção expedidos pelo Município de Palmas ( que concentra cerca de 74% do número de profissionais no estado), editais de concursos públicos e seleções públicas com previsão de vagas para arquitetura e urbanismo, editais de licitação de obras públicas em todo estado dos quais 02(dois) foram impugnados nas cidades de Aragominas e Campos Lindos, bem como fiscalização de obras públicas, fruto de Convênio realizado com o TCE-TO. Também foram atendidas demandas in loco referentes a denúncias protocoladas via SICCAU, no total de 12.
No segundo semestre de 2021 em função da melhoria de condições sanitárias referentes a Covid-19, a equipe de fiscalização do CAU/TO voltou a fazer fiscalização de obras in loco, com foco inicialmente na cidade de Palmas, sendo posteriormente estendida para as cidades do interior do estado com maior concentração de população e profissionais.
Os dados finais dos relatórios de fiscalização de 2021 confirmam que o objetivo da fiscalização do CAU/TO é prioritariamente guiado por princípios de natureza educativa, orientando, acompanhando e verificando o exercício do profissional da Arquitetura e Urbanismo, assegurando a legalidade e qualidade da prestação de serviços técnicos por parte de profissionais e empresas habilitados, garantindo desta maneira segurança à sociedade e coibindo o exercício ilegal da profissão por parte de leigos e pessoas jurídicas que se utilizam, ilegalmente, da oferta de serviços técnicos relacionadas à profissão.